A Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan) iniciou nesta terça-feira, 23, o segundo módulo da formação Trilha de Liderança 2026. Voltada para os diretores, chefes de departamento e divisão da pasta, o módulo se estende até amanhã, quarta-feira, 24. O encontro acontece na Sala de Treinamento da Diretoria de Captação e Monitoramento de Recursos (Dircam), localizada no bairro Dom Giocondo, em Rio Branco.
A formação tem como objetivo estimular reflexões, apresentar ferramentas práticas e desenvolver estratégias voltadas ao fortalecimento da liderança pública, com foco em engajamento, escuta ativa, gestão de desempenho, tomada de decisão e mobilização de equipes. Buscando contribuir para a construção de um ambiente organizacional cada vez mais colaborativo, alinhado às diretrizes de valorização e desenvolvimento contínuo dos servidores da Seplan. Além dos encontros presenciais, a formação contará com mentorias online realizadas entre os módulos, complementando a jornada de aprendizagem dos participantes.
O curso é dividido em quatro etapas. O primeiro módulo aconteceu nos dias 26 e 27 de maio, o segundo e atual módulo ocorre nos dias 23 e 24 de junho e o terceiro está previsto para 12 de agosto. A formação será concluída com uma palestra institucional voltada a todos os servidores da Seplan. Com o tema “Do engajamento à estratégia: Como compreender o que fortalece e enfraquece o trabalho público para construir ações concretas em conjunto”.
Sobre o instrutor
O curso é ministrado por Pedro Lemos, fundador da Gov.Lab: Escola de Gestão Pública, que atua há mais de 15 anos no desenvolvimento de projetos voltados à inovação, liderança e transformação da gestão pública. Especialista em desenvolvimento organizacional e gestão estratégica, possui experiência na formação de lideranças e na condução de programas de fortalecimento institucional em órgãos públicos de diferentes estados brasileiros.