Elynalia Lima – 11h18min
A Secretaria de Planejamento e Gestão do Acre (Seplag) iniciou, nesta semana, uma série de reuniões que se estendem até novembro, visando a construção do Plano Estratégico Institucional da Seplag. O projeto faz parte de um convênio firmado entre o governo do Acre e a Fundação Dom Cabral, que tem como produto final a elaboração do Plano de Desenvolvimento Sustentável do Estado do Acre para os próximos 10 anos.
A intenção do governo é criar um instrumento de planejamento capaz de direcionar as prioridades de execução da gestão, a partir de uma ótica de desenvolvimento expressa pela visão de futuro, orientando os instrumentos e práticas de gestão a partir da formulação dos objetivos estratégicos, indicadores, metas e projetos.
Segundo o secretário de Planejamento e Gestão do Acre, Ricardo Brandão, o processo operacional inicia pela Seplag, pois é importante que primeiramente os gestores da secretaria se situem e conheçam realmente quais são suas fraquezas e fortalezas, para que assim possa coordenar o processo de planejamento do estado como um todo.
“Hoje damos início às primeiras atividades operacionais do contrato do governo do Estado com a Fundação Dom Cabral. Estamos trabalhando no primeiro produto, que é o Plano Estratégico da Seplag. Em seguida vem o Plano Estratégico do Estado e o Plano Decinal. Importante fazer compreender como a Seplag pode contribuir para o desenvolvimento das demais secretarias, demais órgãos de governo, mas também ela própria conheça o caminho crítico de como contribuir para o desenvolvimento do Estado do Acre e um melhor trabalho de todas as secretarias de governo”, explica Ricardo Brandão.
A Fundação Dom Cabral é uma escola de negócios, uma rede de escolas que permite o acesso a modernas ferramentas de gestão de negócios, troca de experiências e a geração conjunta de conhecimento, respeitando a identidade das organizações, a peculiaridade dos segmentos em que atuam e a dinâmica dos mercados.
Plano de Desenvolvimento Sustentável do Estado do Acre (2022-2030)
O planejamento de estratégias do governo do Acre para os próximos 10 anos, que será coordenado pela Seplag, inicia com o alinhamento conceitual, a construção da missão, declaração da visão de futuro, proposição dos valores organizacionais, design de arquitetura estratégica e finaliza com a validação do produto que será entregue pela Dom Cabral ao governo do Acre.
A metodologia segue a partir da resposta às perguntas como “onde estamos? ”, “aonde queremos chegar?” e “como vamos chegar lá?”, sendo possível construir a visão de futuro do governo e estabelecer os principais caminhos e estratégias para atingir esse futuro desejado.
A participação de atores chaves, internos e externos ao governo, é de extrema importância para o sucesso desse processo, composto pela decisão dos objetivos do governo, das mudanças nesses objetivos, dos recursos utilizados para atingi-los e das políticas que deverão governar a aquisição, utilização e disposição desses recursos; definição de um futuro desejado e dos meios eficazes para alcançá-lo e um conjunto de decisões fixadas em um plano ou emergentes do processo organizacional.