A Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan) realizou nesta quarta-feira, 23, a primeira reunião de monitoramento trimestral do plano de metas 2025 da Seplan. O encontro aconteceu no auditório do Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE/AC) em Rio Branco.

A reunião de monitoramento do plano de metas setoriais, antes realizado em reuniões menores com as equipes de cada diretoria, desta vez ocorreu de forma coletiva com a presença de toda a equipe Seplan: secretários, diretores, chefes de departamentos e suas equipes.
As metas pactuadas para serem entregues durante o primeiro trimestre de 2025 foram expostas por setorial, assim como o quantitativo realizado até o momento, tendo em sua grande maioria alcançado 100% da realização de suas metas do primeiro trimestre. Os diretores e chefes de departamento também trouxeram informações adicionais além das metas pactuadas, demonstrando o comprometimento das equipes que formam a Seplan em avançar além do esperado.
Responsável pelo acompanhamento das metas pactuadas no âmbito interno da Seplan, a chefe do Departamento Setorial de Planejamento e Orçamento, Maria Jeigiane Portela, destacou a importância do encontro como um marco na gestão do planejamento estratégico da pasta. Segundo ela, o momento foi essencial para avaliar, de forma coletiva, os avanços obtidos no primeiro trimestre de 2025. “É o momento da gente, no coletivo, verificar o que nós avançamos no primeiro trimestre dentro daquilo que estava pactuado para o exercício e os próximos passos do futuro de atuação da secretaria”, explicou.

A gestora reforçou ainda que o monitoramento sistemático das metas é indispensável para garantir uma execução eficiente e alinhada às prioridades institucionais. “Se a gente planeja, a gente precisa acompanhar. Para poder saber o que tá dando certo e atuar sobre algum desvio que possa ocorrer durante a execução. Corrigir falhas e atuar sobre as dificuldades encontradas para que a gente possa ter uma excelente execução em 2025”, pontuou.
Ao comentar os próximos passos após a reunião, a gestora afirmou que o trabalho continua com foco na execução e no acompanhamento trimestral das metas. “Nosso planejamento é anual, mas o nosso monitoramento é a cada trimestre. Então a cada trimestre a gente vai reunir para verificar o que avançou dentro daquilo que estava pactuado para esse período”, concluiu.
A secretária adjunta de Planejamento, Kelly Lacerda, agradeceu a presença de todos e ressaltou o simbolismo de reunir, pela primeira vez, todas as equipes em um momento coletivo de prestação de contas. Destacando o compromisso da equipe com os resultados e com a evolução da gestão pública. “Que tenhamos um 2025 de grandes realizações, que a cada dia nós possamos aprimorar e melhorar as nossas metas”, afirmou.

A secretária encerrou sua fala reafirmando a confiança na capacidade da equipe da Seplan e no propósito coletivo de transformar o Acre por meio de uma gestão pública eficiente, integrada e orientada para resultados. “Nós acreditamos que podemos elevar o nosso Estado a outro nível. É isso que buscamos todos os dias, é nisso que a gente acredita verdadeiramente, é por isso que estamos todos e todas aqui”, concluiu.









