Suellen Medeiros
A cor violeta representa calma, sossego e tranquilidade. Esse tom também significa a dignidade e o respeito. Por esse motivo foi escolhido para representar a Campanha Nacional de Enfrentamento à Violência contra a Pessoa Idosa, integrando-se também, ao Dia Internacional de Conscientização e Combate a Violência contra a Pessoa Idosa, lembrado no dia 15 de junho.
A sociedade como um todo precisa ter em mente a importância do idoso, o quanto ele pode ampliar e ensinar com suas experiências. Na velhice, a visão das coisas, a mentalidade, o espírito certamente não são os mesmos, quando não totalmente diferentes. Entende-se, que é dever de todos promover uma velhice com dignidade aos idosos, assegurando os direitos de cidadania, garantindo sua participação na sociedade, direito à vida e, principalmente, ao bem-estar.
Por esses motivos, a Campanha tem como objetivo abordar medidas para prevenir e identificar situação de negligência e abuso contra os idosos; pois mais do que tratar com respeito e dignidade, é preciso denunciar casos de violência às autoridades, já que o amor, a vergonha, o medo ou o sentimento de culpa impedem que os idosos denunciem os responsáveis pelos abusos, na maioria das vezes, parentes ou pessoas próximas ao círculo familiar.
Os maus-tratos contra os idosos são determinados de acordo com a situação a eles imposta, como: as violências física, psicológica, sexual e medicamentosa, o abandono, a negligência e o abuso financeiro.
O mês de junho é voltado para conscientizar a sociedade da existência da violência contra esse público e prevenir novos casos através de campanhas informativas e a conscientização não apenas para o idoso, mas para população em geral.
Falar em envelhecimento é referir-se aos idosos de hoje e nos colocarmos no lugar de idosos num futuro a curto, médio ou longo prazo. Viver com dignidade é ter sua condição de ser humano respeitado, com qualidade de vida e sem constrangimentos. Envelhecer com dignidade é ter respeitada a sabedoria que pode ser adquirida com os anos de experiência de vida. O idoso também precisa ter oportunidades para viver, amar, ser amado e envelhecer com qualidade de vida, independentemente de estar passando por um processo de envelhecimento bem-sucedido ou patológico.
Para denunciar casos de violência contra idosos, qualquer pessoa pode telefonar para o Disque 100. As ligações podem ser feitas de todo o Brasil por meio de discagem gratuita de qualquer terminal telefônico fixo ou móvel (celular), bastando discar 100. O serviço é prestado 24 h, inclusive em finais de semana e feriados.