- Wesley Moraes
- 15:39
O governo federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, instalou, na terça-feira, 23, a Câmara Técnica do Conselho da Federação – Políticas Sociais e Combate às Desigualdades. A cerimônia de lançamento ocorreu no Palácio do Planalto, em Brasília (DF).
Instituído em abril do ano passado, o Conselho da Federação tem como objetivo discutir assuntos relevantes e reformas de interesse comum, que alcancem o desenvolvimento econômico sustentável, com foco na redução das desigualdades sociais e regionais.
O ministro Wellington Dias destacou a importância da iniciativa, que contará com fóruns permanentes. “O Brasil tem inúmeros desafios no setor público e no setor privado. Se a gente tem a oportunidade de ter um fórum como esse, a gente pode estar dialogando nos três níveis de governo, com a presença também do setor privado nos mais variados setores”, afirmou.
O secretário de Planejamento do Acre, Ricardo Brandão, que também é conselheiro do Consórcio Interestadual da Amazônia Legal, participou da solenidade e detalhou como será a atuação dos nove estados membros na câmara técnica. “No conselho, atuo na área de Políticas Sociais e Combate às Desigualdades. A partir de maio, vamos trabalhar em conjunto com os demais estados amazônicos para definirmos prioridades e apontarmos soluções para que possamos avançar e superar os problemas enfrentados na nossa região”, pontuou.
Alexandre Padilha, ministro da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, lembrou que alguns debates promovidos no conselho já se transformaram em políticas públicas. “Outros estão indo para a mesa do presidente para tomada de decisão do Congresso Nacional. Vocês podem ter certeza absoluta de que a produção daqui vai virar a prioridade absoluta do presidente”, argumentou.
“Alguns debates do Conselho da Federação já viraram políticas públicas. Outros estão indo para a mesa do presente para tomada de decisão do congresso nacional”, afirmou Padilha. “Vocês podem ter certeza absoluta de que a produção daqui vai virar a prioridade absoluta do presidente”, frisou.
O evento contou ainda com a presença da ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco; do secretário Especial de Assuntos Federativos da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, André Luiz Ceciliano; e da governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra.