Promove melhorias na qualidade dos serviços de saúde em comunidades prioritárias, assim como o nível de renda da população que vive nessas comunidades, dando apoio as cadeias de produção selecionadas.
Subcomponente 2.2 – Ampliação do acesso da população às ações e serviços de saúde especializados
Órgão Responsável: SESACRE
Principais ações realizadas:
- Apoio a realização do Programa Saúde Itinerante Especializado que tem por objetivo levar atendimento médico especializado e ações de saúde às populações residentes em todos os municípios, especialmente as comunidades isoladas de difícil acesso e locais com insuficiência da oferta assistencial, denominados “vazios Assistenciais”. Entre os anos de 2016 a 2020 foram ofertados cerca de 29.824 consultas médicas pelo Programa, sendo contabilizados 104.598 procedimentos no mesmo período.
Subcomponente 2.3 – Promoção e Reforço de Canais de Comercialização Agrícola e Florestal
Órgãos Responsáveis: SEICT, SEMA e IEPTEC
Principais ações realizadas:
- Financiados de quatros Plano de Gestão Ambiental, envolvendo aquisição de equipamentos e reformas e ampliação, para duas agroindústrias de derivados de mandioca, uma de palmito e uma casa de embalagens de banana.
- Habilitação de 100 Agentes de Desenvolvimento Comunitário; qualificação de 100 Agentes de Desenvolvimento Local; e qualificação de 3780 pessoas em curso de formação inicial e continuada.
- Monitoramento de 164 Planos de Desenvolvimento Comunitários (PDC’S) que é uma política focada na organização comunitária e fomento à produção, mas em seu portfólio de ações foram contempladas as áreas de educação, cultura, saúde, saneamento e meio ambiente. Os PDC’s foram financiados incialmente pelo PROACRE e depois pelo PROSER.