Seplan – Acre

Governo lança plano estratégico e Agenda Acre 10 anos na próxima terça

     Elynalia Lima   – 11h20min

    O governo do Acre, por meio da Secretaria de Planejamento (Seplan), realiza na manhã da próxima terça-feira, 25, a cerimônia de lançamento do Plano Estratégico de Governo para o próximo quadriênio e do Plano de Desenvolvimento Socioeconômico Sustentável do Acre: Agenda Acre 10 anos. A solenidade será realizada no auditório do Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC), em Rio Branco.

    O Plano Estratégico Governamental é uma ferramenta de planejamento e gestão pública desenvolvida sob orientação da Seplan. Foto: Ascom Conseplan

    Ambos os planos são de fundamental importância para o desenvolvimento e progresso do estado, e também são ferramentas de transparência, uma vez que poderão ser acessados pelos cidadãos, garantindo a participação da sociedade em sua execução.

    Por meio do Plano Estratégico de Governo, o gestor será capaz não somente de atender os compromissos firmados com a sociedade, mas acompanhar e monitorar a execução de cada ação.

    O Agenda Acre 10 Anos é uma nova ferramenta de gestão pública desenvolvida pela Seplan, sob consultoria da Fundação Dom Cabral. Foto: Ascom Seplan

    Desenvolvido em parceria com a Fundação Dom Cabral (FDC), uma das mais renomadas escolas de negócios da América Latina, o Agenda Acre 10 anos é um instrumento de planejamento a longo prazo que visa o desenvolvimento socioeconômico e sustentável do estado, abrangendo diversos pilares, como infraestrutura, turismo e cultura, entre outros pontos. O plano reafirma o compromisso do governo do Estado com a população, criando uma ferramenta que poderá ser usada inclusive em gestões governamentais futuras.

    Para a construção do Agenda Acre 10 anos, foram realizados diversos estudos que resultaram num diagnóstico sobre a real situação de todas as áreas do estado, destacando o potencial de desenvolvimento e os desafios a serem enfrentados.

    “Um dos principais pilares do plano é a participação da sociedade civil, pública e privada, porque compreendemos que o desenvolvimento só se dará a partir do envolvimento de todos, afinal, o desenvolvimento é para todos”, observa a secretária adjunta de planejamento, Kelly Cristina Lacerda.

    Pular para o conteúdo