Da Redação – 14h59min
Por Emanoel Lacerda
A Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan) realizou nesta quinta-feira, 11, a 1ª Reunião Ordinária de alinhamento do Plano Plurianual (PPA) 2024-2027, com a nova equipe da Rede Acreana de Orçamento e Planejamento Governamental (Replag).
Na reunião com os gestores, composta por membros de diferentes órgãos do governo e setores do Estado, foram apresentadas as diretrizes para a elaboração do próximo PPA.
O Plano Plurianual é um instrumento de planejamento previsto em lei que estabelece diretrizes, objetivos e metas da Administração Pública para um período de 4 anos, por meio de programas voltados para a população do estado.
A Replag surgiu a partir de um decreto assinado pelo governador Gladson Camelli, no ano de 2021, durante a pandemia, com o objetivo de revisar o PPA 2020-2023 e acompanhar os resultados dele por meio da governança colaborativa. Agora, a equipe irá trabalhar na construção do próximo plano.
“O PPA 2024-2027 já inicia com um diferencial, porque já foi feito um planejamento de longo prazo, que é a Agenda Acre 10 Anos e, a partir desse, o planejamento estratégico de governo para esses próximos quatros anos. Ele já vem com uma base muito robusta, e a Replag fortalece esse processo”, explicou a secretária adjunta Kelly Lacerda.
Diferentemente do PPA vigente, onde a consulta com a sociedade foi feita somente de modo online, por meio de uma plataforma digital, agora a Replag também irá se reunir com os conselhos estaduais e visitar os 22 municípios do Acre, para consulta com a população.
Durante a reunião, o diretor de Planejamento e Orçamento Governamental da Seplan, Wagner Sena, apresentou à equipe os primeiros passos para o longo processo de elaboração do PPA 2024-2027.
“Nessa semana, demos as orientações gerais de como vai funcionar todo esse processo, com a apresentação do cronograma da construção do PPA para o secretário da administração direta, na segunda-feira, e para os gestores das pastas indiretas, na terça-feira. Na reunião de hoje orientamos os técnicos de Planejamento e Orçamento do Estado, e semana que vem faremos as oficinas de construção do PPA, com os grupos de planejamento de cada órgão”, enfatizou o diretor.