A Secretaria de Estado de Planejamento do Acre (Seplan) participou juntamente com a Ouvidoria da Controladoria Geral do Estado (CGE), do XXVII Congresso Brasileiro de Ouvidores, no Rio de Janeiro, com o tema “A Ouvidoria e o compromisso ético: metas e resolutividade”, do dia 02 a 04 de novembro. O evento, realizado pela Associação Brasileira de Ouvidores, contou com a presença de ouvidores de instituições públicas e privadas, além de gestores e profissionais de diversas áreas do conhecimento de todas as regiões do Brasil.
A programação contou com mesa redonda, conferências, palestras e oficinas com as temáticas Prevenção e Combate aos assédios nas Organizações: a importância do envolvimento das Ouvidorias; Avanços e desafios das Ouvidorias na administração pública direta: experiências do Observatório e dos Municípios; As Ouvidorias e a atenção aos assédios: acolhimento e tratamento das denúncias nas perspectivas da prevenção e do enfrentamento; dentre outros assuntos relevantes da Ouvidoria.
Ney Ricardo, Ouvidor da Seplan, destacou a importância do congresso como um espaço crucial para a troca de conhecimentos e experiências entre profissionais da área de ouvidoria. “O congresso foi uma oportunidade valiosa para conhecer novas técnicas, processos e procedimentos que podem ajudar na gestão da ouvidoria e no planejamento de ações focadas em resultados. Como resultado, espera-se uma melhoria significativa no atendimento das manifestações encaminhadas à ouvidoria, com respostas mais rápidas e eficazes às demandas dos cidadãos”, ressalta.
Um dos pontos altos do evento foi a apresentação sobre a redução do tempo de resposta das manifestações na Ouvidoria da Mulher do Supremo Tribunal Federal, agora de apenas quatro dias. Essa melhoria foi apresentada pela assessora-chefe, Dra. Cristina Telles de Araújo, durante uma mesa-redonda sobre Prevenção e Combate aos Assédios nas Organizações: a importância do envolvimento das Ouvidorias. Dra. Cristina enfatizou o papel vital das ouvidorias na criação de ambientes de trabalho mais seguros e acolhedores, garantindo que as denúncias sejam tratadas com seriedade e eficácia.