Aldeir Oliveira – 15h36min
A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão do Acre (Seplag), realizou nesta quinta-feira, 11, uma reunião ordinária com a Rede Acreana de Planejamento e Orçamento Governamental (Replag), com o objetivo de apresentar o sistema de monitoramento do Plano Plurianual do governo do Estado do Acre (PPA). A rede é composta por representantes do planejamento e orçamento de diversos órgãos do Estado.
A reunião foi realizada no auditório do prédio recém-reinaugurado da Seplag e contou com a presença de dois representantes, um do orçamento e outro do planejamento das seguintes secretarias: Agência de Negócios do Estado do Acre (Anac), Companhia de Armazéns Gerais e Entreposto do Acre (Cageacre), Companhia de Desenvolvimento e Serviços Ambientais (CDSA), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Acre (Emater), Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf), Secretaria de Empreendedorismo e Turismo (Seet), Secretaria de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict), Secretaria de Estado de Produção e Agronegócio (Sepa), Secretaria de Estado do Meio Ambiente e das Políticas Indígenas (Semapi), Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac) e Instituto de Mudanças Climáticas e Regulação de Serviços Ambientais (IMC).
Na oportunidade, Vasti Albuquerque Quintana Queiroz, gestora de Políticas Públicas e chefe do Departamento de Planejamento Governamental, apresentou o sistema de monitoramento do PPA, uma ferramenta que irá auxiliar no monitoramento e estabelecimento de metas e objetivos orçamentários do Estado.
A chefe do Departamento também levou os membros do Replag para conhecer as novas instalações do prédio da Seplag, como a sala de monitoramento do Departamento de Estudos, Pesquisas e Indicadores da Seplag (Deepi) e a Sala de Governança (nome provisório) que têm o objetivo de ajudar a Rede na elaboração e execução de suas metas.
“Planejamento e orçamento são áreas muito sensíveis, então, é importante que as pessoas estejam juntas andando na mesma direção e buscando soluções para os problemas que são idênticos, embora a natureza dos órgãos seja diferente”, afirma Vasti Albuquerque.
Para Maria Lucinda, assessora da diretoria de planejamento da Secretaria da Fazenda (Sefaz), é necessário enfatizar que, mesmo com a transição do orçamento, que agora é atribuição da Sefaz, os órgãos ainda estão lado a lado. “Dizer que planejamento e orçamento estão juntos e estamos à disposição de todas as secretarias”, afirma Maria.
Luciana Araújo Pinto, diretora de planejamento da Fundação Hospital Estadual do Acre (Fundhacre), acredita que a reunião superou as expectativas e que a nova estrutura apresentada será de grande auxílio aos membros da Rede. “A rede tem esse objetivo extraordinário de unificar as ações das secretarias para um plano de governo. E nós estamos aqui para contribuir e colaborar nesse processo que acreditamos que será bem-sucedido”.