Promove a inclusão social em comunidades urbanas de áreas com um alto grau de vulnerabilidade socioeconômica e ambiental, fomentando o empreendedorismo por meio da promoção de empresas comunitárias e da oferta de cursos profissionalizantes aos profissionais e membros da comunidade.
Subcomponente 3.1 – Atividades Educacionais voltadas para a Inclusão Social dos Grupos mais desfavorecidos que vivem em Áreas Urbanas Prioritárias Selecionadas
Órgãos Responsáveis: SEE
Principais ações realizadas:
- Atendimento a 3.400 alunos beneficiados no ensino médio com estudos em escola em tempo integral em 13 escolas do Estado, sendo uma em Brasiléia, oito Rio Branco, uma em Sena Madureira, uma Tarauacá, uma Cruzeiro do Sul e uma Mâncio Lima). O Proser contribuiu para o financiamento de bolsas para professores, coordenadores e gestores, aquisição de mobiliários, bem como e aquisição de equipamentos de informática e acesso à internet para atender as demandas das escolas.
- Atendimento a 19.725 estudantes nas áreas urbanas por meio do Programa Quero Ler. O programa contribuiu com a aquisição de kit material didático-pedagógico para alunos, pagamento de bolsa para alfabetizadores e Coordenadores, além de hospedagem e alimentação preparada refeição e lanche p/ atender ao curso de formação de alfabetizadores.
- Reforma de 6 espaços culturais, sendo eles: a Biblioteca Pública do Rio Branco, Espaço Cultural Kaxinawa, Teatro Barracão em Rio Branco, Biblioteca Pública de Tarauacá, Biblioteca Pública Eleomar de Souza Braga em Epitaciolândia e o Memorial Wilson Pinheiro em Brasiléia.
Subcomponente 3.2 – Ampliação do acesso aos procedimentos de prevenção, diagnóstico e tratamento dos cânceres do colo uterino e da mama e cirúrgicos eletivos
Órgão Responsável: SESACRE
Principais ações realizadas:
- Estruturação física e tecnológica de unidades de referências para prevenção, diagnóstico e tratamento dos cânceres de colo de útero e de mama, incluindo a entrega de mais de 4.000 itens permanente adquiridos entre Equipamentos Médicos Hospitalares – MMH, Mobiliários Hospitalares; 03 caminhões adquiridos para o suporte a logística de transporte e dispensação de medicamentos às Unidades de Saúde do interior do estado; 07 ambulâncias adquiridos para o transporte sanitário de pacientes e suporte ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), destinadas aos municípios de Manoel Urbano, Plácido De Castro, Brasiléia, Rio Branco. Ademais, está em execução a obra de Reforma e Ampliação do Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (HUERB). Após a finalização da obra, o hospital terá 28 enfermarias, com capacidade total para 116 leitos além dos leitos existentes.
- Ampliação da oferta dos serviços de cirurgias eletivas gerais e ginecológicas por meio do Mutirão de cirurgias. Foram realizados 23.462 procedimentos cirúrgicos eletivos entre o período de 2016 a fevereiro de 2021 nas unidades de referência, Fundação Hospital Estadual do Acre – FUNDHACRE, Hospital Santa Juliana e Hospital Dr. Ary Rodrigues localizado no município de Senador Guiomard. Dos procedimentos realizados, 2.019 foram procedimentos cirúrgicos ginecológicos e 5.683 procedimentos cirúrgicos gerais; e adquiridas 154 caixas cirúrgicas para o suporte à cirurgias.
- Suporte às ações de prevenção, detecção precoce e controle dos cânceres da mama e do colo uterino e de patologias relacionadas à saúde da mulher e da criança, incluindo a entrega de 145.000 kits de coleta citopatológicos para a realização de exame de Preventivo do Câncer do Colo Uterino – PCCU distribuídos entre os 22 municípios do estado; oito equipamentos específicos para reestruturação e modernização da Unidade de tratamento de Oncologia (UNACON), visando o suporte do rastreamento do câncer do colo uterino e mama (uma mesa cirúrgica para; dois aparelho de anestesia; duas pistola para biopsia; e uma torre para cirurgia videolaparoscopia; duas caixas cirúrgica de instrumentos para videolaparoscopia avançada).
- Suporte às ações emergenciais para o enfrentamento do novo Coronavírus (Covid-19), contemplando 33 estabelecimentos de saúde com equipamentos e materiais médicos hospitalares, medicamentos, mobiliário e cortinas hospitalares de isolamento.
Subcomponente 3.3 – Desenvolvimento de empreendedorismo para comunidades urbanas excluídas
Órgão Responsável: SEASDHM, SEET e IEPTEC
Principais ações realizadas:
- Oferta de materiais a alimentos à famílias cadastradas no CadÚnico
- Apoio a 6.000 pequenos negócios no Estado.
- Estruturação da Escola de Gastronomia e Hospitalidade com aquisição de máquinas, equipamentos, utensílios e acervo bibliográfico.