Seplan – Acre

Em parceria com governo federal, Estado realiza etapa acreana do 24º Fórum Regional de Fortalecimento da Rede de Parcerias

Carlos Alexandre   – 14h52min

Reunindo atores de diversas esferas do governo do Acre, na manhã desta sexta-feira, 10, a Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan), em parceria com o governo federal, por meio do Ministério de Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), promoveu a etapa acreana do 24º Fórum Regional de Fortalecimento da Rede de Parcerias, em Rio Branco.

Rede de Parcerias pretende desenvolver, por meio da governança colaborativa, ações voltadas à melhoria da gestão das parcerias que envolvem colaboração mútua e interesse público. Foto: Neto Lucena/Secom

O encontro tem o objetivo de promover integração entre os mais de 220 componentes da Rede de Parcerias, composta por órgãos e entidades públicas e privadas, que se envolvem na colaboração mútua e interesse público e recíproco e dos projetos de investimentos em infraestrutura, prezando pela consolidação da governança, do diálogo e da gestão, bem como da melhoria do gasto público e maior efetividade das políticas públicas.

Etapa Acre é uma parceria entre o governo estadual com o federal, por meio do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos. Foto: Neto Lucena/Secom

O titular da Casa Civil do Acre, Jonathan Donadoni, representou o governador Gladson Cameli na cerimônia e afirmou: “Agradeço a dedicação do governo federal para com a gestão do Acre. A integração desses diversos órgãos, visando à captação e execução de recursos federais é fundamental para o nosso progresso. Quando a gestão encontra êxito com os recursos, isso se reflete diretamente sobre a população, que desfruta de um serviço público de qualidade”.

Na ocasião, o governo do Acre realizou a assinatura de adesão ao obrasgov.br do governo federal. A ação representa um marco na governança dos investimentos em infraestrutura custeados com recursos públicos, convergindo em uma entrega aos cidadãos brasileiros, beneficiários finais das políticas de Estado.

Ao aderir à plataforma, os estados e municípios, além de atender a dispositivos legais e de controle inerentes à administração pública, passam a ter acesso a todas as funcionalidades do sistema. Foto: Neto Lucena/Secom

Ricardo Brandão, titular da Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan), define como relevante a parceria com o governo federal, resultando em maiores resultados para a população acreana. Sobre o Ministério de Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), o gestor também exaltou “a decisão de criação de um ministério tão parceiro e imprescindível para o melhor funcionamento da gestão”.

Brandão também celebrou a parceria para viabilizar o bem-estar da população. Foto: Neto Lucena/Secom

Esta é a primeira vez que o Estado sedia o fórum e, ao participar dele, a diretora de Transferências e Parcerias da União do Ministério da Gestão e Inovação, Regina Lemos, garante: “A rede permeia todas as esferas e locais, fortalecendo os gestores para que as políticas públicas cheguem àqueles que dela necessitam. Viemos promover o diálogo e a informação, integrando o Acre de maneira sólida na rede de parcerias”.

“Estamos muito contentes em fortalecer essa união entre poderes, em prol da população acreana”, afirmou Regina Lemos. Foto: Neto Lucena/Secom

Reforçando a importância da promoção dos fóruns regionais da rede de parcerias, foi realizada a entrega de um troféu da rede de parcerias para o Estado e seus apoiadores, que se voltaram para o pleno êxito na realização do evento.

Entrega do troféu foi realizada para o Acre pelas mãos de Mônica Paiva, coordenadora estadual suplente da rede de parcerias do governo do Pará. Foto: Neto Lucena/Secom

Com o formato de mesa redonda, promovendo o debate, o fórum abordou diversos temas, como o sucesso adquirido da atuação em rede, o acesso a políticas públicas, a retomada de obras paralisadas, atos preparatórios para a execução de instrumentos de repasse e gestão pública na administração pública estadual e municipal.

Membros do Conselho Estadual de Fomento de Colaboração foram empossados durante o fórum, condecorados para atuar durante os próximos quatro anos. Foto: Neto Lucena/Secom

Durante o evento, também foi realizada a assinatura do termo de posse dos membros do Conselho Estadual de Fomento de Colaboração (Confoco/AC). Vinculado à Secretaria de Estado de Governo (Segov), o órgão de colegiado permanente e de constituição paritária é destinado a atuar como instância consultiva e propositiva na formulação, implementação, monitoramento e avaliação da política pública de fomento, colaboração e cooperação técnica entre a administração pública e organizações da sociedade civil.