Seplan – Acre

Governo realiza plenárias do Plano Plurianual Participativo no Juruá

Emily Vitoria   – 14h13min

O governo do Acre, por intermédio da Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan), encerrou nesta quarta-feira, 28, as plenárias do Plano Plurianual Participativo no Juruá. As reuniões tiveram início no dia 3 de junho.

Governo encerra PPA participativo no Juruá. Foto: Erisney Mesquita

O PPA Participativo é uma iniciativa do governo federal que proporciona a chance de participação da sociedade na elaboração do plano. No último PPA vigente no estado, de 2020-2023, a participação popular foi feita de forma online, quando cerca de 707 propostas foram captadas.

Esta é a primeira que o governo do Estado faz encontros presenciais para receber as propostas nos 22 municípios para elaborar um planejamento.

“Não é apenas o governo do Acre planejando o que deve ser feito para um município, é o governo construindo junto com o município. Aqui nós temos a oportunidade de escutar a população. Não conseguimos fazer um planejamento governamental efetivo e eficaz sem esse momento”, disse Wagner Sena, diretor de Planejamento e Orçamento da Seplan.

O objetivo principal do evento é captar as prioridades da população para direcionar os investimentos do próximos quatro anos.

Kelly Lacerda, secretária adjunta de Planejamento da Seplan. Foto: Erisney Mesquita

Para Kelly Lacerda, secretária adjunta de Planejamento da Seplan, um evento como esse é de grande importância para legitimar o processo de elaboração do PPA.

“Nós esperamos que esse PPA seja histórico, porque será composto com a realidade da população. Não é um documento elaborado apenas tecnicamente. É muito mais que isso, ele é construído pela população do estado do Acre”, disse.

Estiveram presentes representantes do governo, da prefeitura, das secretarias estaduais e municipais, dos movimentos sociais, dos sindicatos, da Assembleia Legislativa e da Câmara Municipal.

“Esse evento é importante para sabermos as propostas de cada município em relação ao planejamento estratégico e participativo. É muito importante a participação da Seop para entendermos as obras estratégicas que teremos para os próximos anos”, destacou Valdecir Simão, coordenador regional da Secretaria de Estado de Obras Públicas em Cruzeiro do Sul.

Foto: Erisney Mesquita/Secom