André Ricardo – 15h55min
Uma gestão compartilhada baseada no princípio da governança colaborativa, que é o que sustenta o Plano de Desenvolvimento Socioeconômico Sustentável do Acre: Agenda Acre 10 Anos. Esse é o objetivo do governo do Estado ao implementar o Plano Plurianual (PPA) participativo (2024-2027).
A metodologia parte da premissa de que é necessário construir políticas públicas com o cidadão, ouvindo a sociedade. Pensando nisso, a Secretaria da Fazenda (Sefaz) deu início nesta segunda-feira, 5, ao cronograma de atividades do PPA participativo (2024-2027) no âmbito da instituição.
O evento reuniu o secretário da Fazenda, Amarísio Freitas, com os gestores setoriais da secretaria para apresentação da metodologia de construção do plano e compreensão do que será feito internamente, visando à construção de programas temáticos.
“Precisamos nos afinar para, com o envolvimento e colaboração de todos, e da melhor forma, construir uma Secretaria da Fazenda para o futuro, planejada de forma estratégica, com foco em ações e projetos que fortaleçam ainda mais o Estado e os serviços ofertados à sociedade”, disse Amarísio Freitas.
Segundo a chefe de Departamento de Governança da Secretaria de Planejamento (Seplan), Vasti Queiroz, a proposta para o PPA e o grande diferencial é que todos os instrumentos de planejamento e orçamento devem estar alinhados com o plano de governo e a Agenda Acre 10 anos, para que se alcance uma efetividade maior na implementação das políticas públicas.
“A partir do momento que a secretaria entende a metodologia, suas equipes serão agrupadas por áreas para propor programas com objetivos específicos e com entregas e indicadores para os próximos quatro anos de gestão”, disse Vasti.