Pular para o conteúdo

Seplan – Acre

Desenvolvimento Humano e Social

Na área social, o Acre ocupa a décima sexta posição no ranking nacional do Índice de Desenvolvimento Humano (IDHM 2021), sendo o segundo melhor da Região Norte.  Apresenta uma população em idade de trabalhar de 685.000 pessoas (83%) e um percentual de ocupação de 46,4%, segundo dados da PNAD Contínua Trimestral (4° Trim. 2022). Em 2021, o número de empregos formais foi de 142.490 e a remuneração média do trabalho formal é R$ 4.192,80, a segunda maior do país (RAIS, 2021). A ampliação das oportunidades de emprego e geração de renda tem sido o principal compromisso da atual gestão do governo do Acre.

Na educação, o estado ocupa a décima posição no ranking do IDEB do ensino fundamental (9° ano) e décima terceira posição no ensino médio, com notas ainda abaixo da média nacional. Em busca da elevação dos índices de qualidade do ensino público, o governo do estado tem investido na valorização dos professores, na melhoria da infraestrutura das escolas, aquisição de veículos para o transporte escolar nos 22 municípios, dentre outras ações importantes para a melhoria da educação do Acre.

Na saúde, o número de médicos por mil habitantes é de 1,5 (CFM, 2022), e a taxa de mortalidade infantil em 2020 é de 15,9 para cada mil nascidos vivos. É necessário melhorar a saúde da nossa população, e neste sentido, o governo do Acre tem realizado fortes investimentos nesta área. Somente nos últimos 4 anos foram construídos dois hospitais de campanha, adquiridos materiais e equipamentos para estruturação das unidades, além de reformas e adaptações, compra de medicamentos, contratação de profissionais, ampliação do número de leitos clínicos, de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e semi-intensiva, mutirão de cirurgias eletivas nas especialidades de cirurgia geral, vascular, urologia, mastologia, ginecologia e pediatria, mutirões de exames de eletrocardiogramas e eletroencefalogramas, entre outros investimentos.

Também tivemos a conclusão de importantes obras, como a entrega da última etapa da verticalização do Pronto-Socorro de Rio Branco, finalização do Instituto de Traumatologia e Ortopedia do Acre (Into-AC), na capital, do Hospital Regional do Alto Acre, em Brasiléia, e da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Cruzeiro do Sul. Todos estes avanços se traduzem em grandes benefícios para a nossa população.

TRABALHO E RENDA


EDUCAÇÃO


SAÚDE


SOCIAL

Pular para o conteúdo